segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Não é só paisagem...

A poucas semanas do maior evento de partilha, divulgação e mostra de imagem de natureza em Portugal :: Cinclus - Festival de Imagem de Natureza de Vouzela (27 a 29 Janeiro), faço um balanço do que foi o recente ano de 2016 nesta temática.
Principalmente pelo norte, os encontros sobre a imagem de natureza, vão marcando posição, aumentando audiências, vincando tendências e afinando a organização.
Ovar, Vouzela, Manteigas e Vila Real, são algumas das localidades mais sonantes neste domínio, pois recebem eventos há uns bons anos.
É surpreendente como do rio Sado para sul não existem eventos com expressão significativa que abordem a temática da imagem de natureza (pelo menos eu não conheço nenhum).
Até hoje nunca realizei uma palestra, ou uma exposição sobre o mundo natural a sul do Sado.
Há muito e valioso património no sul de Portugal. Há muitos fotógrafos residentes que trabalham a temática da natureza e muitos outros caçadores de imagens, do norte e centro, que percorrem as terras do sul do país.
No entanto promover a partilha, conversar sobre a imagem, as técnicas, ou mesmo os imensos valores naturais das regiões mais meridionais, parece ser uma miragem.
Não encontro explicação para tal ausência de actividades, pois existem associações, municípios e pessoas singulares que reconhecem o valor do património natural que possuem à porta de casa.

Gaivotas no Cabo Sardão - Costa Alentejana

Sem comentários: